Durante a semana passada eu conversava com o meu SiHing (que significa algo como "irmão kung fu que começou a treinar antes de você" na tradição chinesa) Marcelo Florentino quando ele mencionou a dificuldade que alguns alunos têm para executar mesmo movimentos básicos. Discutindo sobre base, Marcelo mostrou-me então um vídeo curto e alguns áudios que Sifu Gorden mandou sobre o assunto. Como praticamente todas as conversas que temos com o nosso Sifu acabam por se tornar boas lições sobre aspectos mais profundos do sistema, procurei eu mesmo o Sifu e pedi-lhe para me autorizar a traduzir o vídeo e áudios para que o crescente número de praticantes que se juntam às nossas famílias originais tenha acesso a este tão simples, porém fundamental conhecimento.
Sendo assim, neste artigo discutiremos sobre como é ensinada a base "Po Bou", mais popularmente conhecida mundo afora como "Choy Mah" em nossa escola, tomando como referência os ensinamentos de Sifu Gorden, complementando com comentários e contextualizações minhas para um melhor entendimento do leigo. Para um estudo mais completo, sugiro que o estudante veja cuidadosamente todos os links disponibilizados nessa matéria, especialmente, é claro, o primeiro que encima este texto.
Todas as bases formais partem de Yee Ji Kim Yeung Mah; abordar este assunto sem explorar a ideia original que gera todas as outras bases não teria muito sentido. Segundo Sifu Gorden, a tradição literal de Yee Ji Kim Yeung Mah é: Yee Ji = Número Dois; Kim = Pinça, Alicate; Yeung = Carneiro; Mah = Base. A peculiar e mesmo estranha base triangular do Wing Chun tem várias traduções possíveis além da que dou acima, inclusive meu falecido Sifu Li Hon Ki tinha uma tradução bem interessante, mas como não é meu objetivo exaurir este assunto, mas apenas fazer uma introdução para um treinamento da linhagem de meu atual Sifu, concentrar-me-ei em sua linha de raciocínio; sendo assim não apresentarei uma linha histórica-factual, mas exclusivamente da tradição oral, sobre este tema.
Em Yee Ji Kim Yeung Mah(二字拑羊馬), repare que o primeiro caractere tem uma forma levemente triangular, que é uma imitação da forma que as pernas do praticante ficam posicionadas. Seja na forma de algarismos romanos (II), seja na ideia original, a referência seria a mesma. Na visão do sobrinho neto de Ip Man contudo não devemos ficar por demais bitolados ou preocupados com determinadas particularidades dos caracteres chineses; eles, os chineses, não estão preocupados em absoluto com interpretações demasiado eruditas, mas em descrever objetivamente determinada postura.
Sifu Gorden assevera que há três versões históricas da tradição oral para explicar a origem de Yee Ji Kim Yeung Mah, sendo que aparentemente nenhuma é excludente. Uma vez que este artigo é baseado especificamente em seu pensamento marcial e visando aqueles que praticam essa versão da arte, vamos a elas:
1. Um dia um artista marcial observou um homem que tentava transportar um carneiro de um lado para o outro num pequeno barco. À medida que o pequeno barco enfrentava a corrente, o carneiro tendia a manter os "joelhos" para dentro a fim de manter o equilíbrio. Então, vendo esta situação, este artista marcial tentou tirar lições para criar uma base de luta que fosse eficiente, porém mantendo a estabilidade.
2. Já do ponto de vista do sistema Wing Chun, é dito na tradição oral que o sistema fora criado por uma mulher. Na época da criação do estilo as normas de comportamento social para as mulheres no sul da China eram muito rígidas, de forma que abrir os joelhos numa base mais extensa não seria algo bem aceito, especialmente pelo fato das moças usarem saias, isto teria influenciado na manutenção de uma base mais curta.
3. A terceira teoria sobre o surgimento deste termo diz respeito ao fato de por não abrirmos tanto a base e mantermos os joelhos um pouco mais para dentro, isso desestimularia os adversários a chutarem testículos e regiões baixas.
Obviamente, ninguém luta efetivamente em Yee Ji Kim Yeung Mah. Esta é uma base conceitual, que visa desenvolver atributos de força e propiciar uma estabilidade para que se possa treinar os exercícios mais básicos de mãos na posição parada, que visam proteger regiões nobres como cabeça e vísceras, alvos preferenciais em lutas irrestritas. Uma vez dominados os golpes básicos a partir da posição estática, entram em ação os giros a partir dela, com uma base por isso mesmo chamada de Joh Mah (Joh=Girar; Mah=Base). Esta base visa gerar o máximo de força sem um deslocamento especial significativo, mas de um giro em torno do próprio eixo, visando tanto dispersar a energia do atacante através do plano inclinado que caracteriza as defesas do Wing Chun quando a geração de força para socos e defesas através do uso da força centrífuga. Como o uso de giros corporais e do quadril que tanto geram força para os golpes de qualquer arte marcial não são o nosso foco aqui, para quem quiser entender melhor a progressão das bases sugiro que assista a estas duas aulas que dei sobre o assunto nos links abaixo:
Trabalho de Base do Wing Chun - vídeo 1
Trabalho de Base do Wing Chun - vídeo 2
Depois de feita toda esta introdução, aqueles que assistiram ao vídeo certamente se perguntam: mas para que serve este bastão? Por devemos começar a socar antes do deslocamento começar (vide link no começo do texto)? E, afinal, qual o motivo de uma base tão estreita? Vamos ver o que o próprio Sifu Gorden tem a dizer sobre este assunto na segunda parte deste artigo (continua...) ⚔️
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