A árvore genealógica de uma arte marcial é a descrição da passagem ininterrupta de conhecimento de mestre para discípulo ao longo das gerações. Ela é a garantia de que tradição oral de uma escola não apenas está sendo registrada documentalmente mas aberta ao público, garantindo por parte do mestre a legitimidade necessária aos seus estudantes perante a sociedade em geral e à comunidade de determinada tradição marcial em particular.
A descrição abaixo foi elaborada com ajuda e consentimento de meu atual Sifu, Gorden Lu, filho de Grão-Mestre de Lo Man Kam e sobrinho-neto do Patriarca Ip Man. Nela, sua ascendência na China e descendência no Brasil são evidenciadas com algumas características peculiares, saber:
1. Esta árvore genealógica aborda apenas a descendência a partir do Patriarca Ip Man, que é a sexta geração em diante, para facilitar a compreensão do público leigo, mais familiarizado com a franquia do filme homônimo, mundialmente famosa entre os cinéfilos praticantes de artes marciais (No Brasil teve o nome de "O Grande Mestre")
2. Ela é dividida em duas ramificações principais, a dos praticantes consanguíneos, os familiares do Patriarca, e outra com alguns de seus alunos de feitos mais notáveis, de acordo com a escolha de nosso mestre, com seus nomes colocados dentro do possível seguindo a ordem de seu ingresso na escola. Nesta ordem de ingresso Grão-Mestre Lo Man Kam seria o terceiro, caso tivesse sido colocado com os demais alunos.
3. Até a geração dos mestres brasileiros, os nomes romanizados dos mestres é acompanhada por seus nomes originais em chinês, que nem sempre são uma tradução literal dos seus nomes ocidentais e vice-versa.
Mesmo os nomes originais em chinês por vezes são reduzidos para apelidos ou versões mais curtas dos mesmos.
4. As logos correspondem à da Brazilian Wing Chun Academy (topo), somada à de GM Lo Man Kam (esquerda) e à de Sifu Gorden (direita). Seu uso sem o consentimento dos mestres brasileiros e seus superiores imediatos é expressamente proibido.
5. Os mestres brasileiros estão em pleno treinamento, e suas presenças nesta genealogia é uma forma de nosso Sifu Gorden Lu deixar claro não apenas sua confiança mas o laço indubitável do Wing Chun de Ip Man com o Brasil.
Por último, eu, Sifu Marcos, assevero que por estar usando na minha escola a metodologia de meu atual Sifu Gorden Lu e seus símbolos, embora seja originalmente formado por GM Li Hon Ki (1952-2016) e por ele ter uma eterna gratidão, não farei desta genealogia um registro de toda a minha história de busca dentro do Wing Chun, mas apenas do atual momento em diante, coerente com o norte técnico e teórico que escolhi para minha escola e alunos. Uma outra genealogia, abordando apenas esta minha experiência prévia será elaborada separadamente.
Agradecimentos:
A Sifu Gorden por todas as semanas que passou dedicadas na consultoria deste projeto; a meu aluno Josivane Marques por trabalhar inclusive nas madrugadas na elaboração da parte gráfica e divulgação; o Sifu Cleber Domingues por sua confiança e ter vindo tirar uma foto exclusivamente para que fosse incluída nesta genealogia; a meu irmão Marcelo Florentino, pois sem a insistência dele eu jamais teria ingressado nesta família e me realizado no Wing Chun.
0 Comentários